sábado, 6 de junho de 2009

Simples humanidade



Já me critiquei muito, já me cobrei demais, já me julguei demasiadamente por saber o certo, mas na maioria das vezes não fazê-lo. Essas atitudes, até mesmo com relação a Deus, em suma, me deixam triste.
Em busca de uma suposta perfeição, como um atleta, corria até a exaustão, mas sem chegar ao fim. Tropeçava nos meus próprios erros. Erros, de certa forma, até primários. Continuo tropeçando neles. A cada dia contemplo ainda mais as minhas falhas. A cada manhã que acordo, vislumbro minhas limitações estampadas à minha frente. Incertezas, inconstâncias, medo, indecisões, enfim... HUMANIDADE.
Descubro no cotidiano, que sou um ser limitado, que minha humanidade não me permite a perfeição. Percebi que Deus quer de nós a Santidade, o que é um conceito muito mais abrangente e diferente que a perfeição.
Ser santo não é ser perfeito! Ser santo é aceitar que somos humanos, limitados, mas nunca deixar de prosseguir em direção a perfeição, mesmo sabendo não ser possível tê-la. Ser santo é ser separado, é andar na contra-mão do mundo, mesmo que as vezes nossa humanidade não permita.
Seguir a Cristo não exige de mim a perfeição, mas sim o conhecimento de Sua simplicidade. Aliás, Cristo nunca deu a entender que ser santo era ser perfeito. Ao contrário, as escrituras contemplam nossas limitações, como está escrito: “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo (I Jo 2.1)”. Jesus se despiu de divindade, vestiu a roupa da humanidade, sem porém, deixar de ser santo. Nós, temos um modelo: Jesus! Filho de Deus! Natureza Divina. Nós, criaturas de Deus, filhos por adoção, através de Jesus, natureza do barro! Como poderíamos ousar ter a nossa natureza igual a do oleiro? Podemos repetir seus gestos, entender seus ensinamentos, fazer suas escolhas, mas sempre teremos nosso lado sombrio! Nosso pecado oculto... Nossa HUMANIDADE.
A ênfase Cristã, não é ser perfeito, mas ser Santo, o que não significa ser perfeito! O sangue de Cristo nos justifica, nos redime, nos lava. Não apenas uma única vez, mas todos os dias de nossas vidas! O sangue que um dia escorreu do calvário, não secou, escorre até hoje. Pecamos, estamos pecando e continuaremos a pecar todos os dias. Incrível como Deus, um ser supremo e perfeito, conseguiu nos amar tanto! HUMANOS...

Nenhum comentário:

Postar um comentário