sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Sobre suspiros e o Espírito Santo

     Era dia 24 de dezembro, mais precisamente na tarde desse dia. Família reunida, pela primeira vez, seria o nosso primeiro natal em família, que aliás, pretendo nunca deixar essa data passar sem comemoração, não pelo papai Noel, ele é até legal, mas pelo o que ela representa. Mas voltando, era dia 24, a tarde...
     Minha mãe iria fazer um doce para a ceia, o famoso Martha Rocha, e estávamos ansiosos com a preparação. Após a montagem do doce, sobrou bastante suspiro não assado. Tinha então três hipóteses: 1 – deixava aquilo na pia e minha esposa iria comer aquilo cru (clara de ovo batida com açúcar...tipo, muito açúcar!!!! 2 – jogava fora....odeio jogar comida fora! 3 – poderia fazer suspiros... hummmmm, suspiros!!!! Suspirei ao lembrar..rs
     Natal pode! Muito açúcar, mas pode! Então pegamos um tabuleiro e untamos para que não ficasse grudado, colocamos os pontinhos de suspiro e levamos ao forno. Eu, cozinheiro nato (só que não) coloquei o tabuleiro diretamente na chapa do forno! (mas que buuuurro!!) Quando minha tia viu, ela disse que iria queimar!!!!! (nãoooooooo!!!) O suspiro deveria estar na prateleira (é assim que se fala?). Abrimos o forno, como em uma operação tarefa, colocamos a luva anti-térmica, retiramos o tabuleiro, colocamos a prateleira e pusemos o suspiro na prateleira.... foi quando eu vi algo desagradável..... o suspiro havia murchado... (L)
MURCHADOOOO!!!!! NÃOOOOOO!!!!
O ar frio havia transformado o suspiro em mero espirro de claras!
     Confesso que fiquei frustrado! Mas minha tia disse que era pra colocar no forno que ele iria voltar a posição inicial e ficaria bom! Cri! Fiz! E saboreei um suspiro genuinamente caseiro! Minha insulina, nesse dia, "agradeceu" por ser tão usada! (haha)
     Sai da cozinha e, por um curto momento, lembrei da forma como Deus falava comigo quando novo convertido... De fato Ele nunca apareceu em uma nuvem, de branco, ou muito menos descendo por uma tirolesa dentro da igreja (rsrs vergonha), mas Ele sempre falou no silêncio natural dos acontecimentos cotidianos.
   Sim! Se Ele mora dentro, a voz tem, necessariamente, que ser interna, mas precisamos acalmar as vozes altas do nosso ser! Nesse dia, ouvi internamente:”-Você é o suspiro e o espírito Santo é o forno! Cada vez que você se afasta da fonte de calor, você murcha, mas basta que se submeta ao Espírito Santo que volta a forma inicial."
    Pude remeter meus pensamentos a uma breve retrospectiva da minha vida e me lembro que houveram váaaaaarios momentos em que murchei, mas houveram váaaaarios momentos em que fui recuperado e fui posto ao forno novamente! 
      Me lembro de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, quando submetidos a fornalha e  ali estava com Eles estava o 4° homem. Parece que Deus gosta desse negócio de fogo, forno e fornalha!
      Então, quem é o Espírito Santo? Não tenho respostas mais complexas, mas sei que Ele é Aquele que sopra quando a brasa está esfriando e volta a acender! 
      É aquele que estende a mão, em alto-mar, quando a canoa virou!
      É aquele que entrega o cobertor em noite fria!

      É a mão que faz o curativo no ralado de uma criança que chora em desespero!
      É o ombro disponível à sua cabeça, ao chorar, o ouvido que ouve teus desabafos e os braços que te afagam!
      Ahhhhh..... Ele é o forno que mantém o suspiro como deveria estar!
     Termino lançando mão das escrituras, em Tiago 4.8a : “Chegai-vos a Deus e Ele se chegará a vós!”

     Eu não sei o que te afasta do forno, nem porque Ele permite que nos afastemos, talvez pelo livre arbítrio, mas de uma coisa eu sei: Como ninguém, Ele sabe aproveitar situações que nos esfriam para nos mostrar o quão bom é estar quente e perto!

Vai um suspiro? É muito doce, mas me lembra o quão importante é manter-se aquecido!

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário