sábado, 3 de agosto de 2013

O Regresso


     Imagino a passagem do filho pródigo de forma literal, um pai aflito pela ausência do seu filho. Cristo é cuidadoso em descrever que "o pai" "espera", ainda que ansioso, a volta de seu filho. "O pai" sabe exatamente que seu filho estava perdido, imagino eu, que "o pai" pensou em tudo o que aquele filho havia feito de errado, entretanto o que Ele via não eram os erros estampados na face de seu filho amado, mas tão somente a iniciativa de retornar que ele, o filho, teve.
     Imagino eu que ainda hoje, Ele, Deus, esteja de pé, ansioso, esperando a volta de cada um dos seus filhos perdidos, ansioso para o regresso ao leito paternal. Prefiro pensar em um Deus que além de justiça seja amor, um pai que sabe exatamente que o mundo já ensinou e machucou suficientemente seu filho para que Ele precise deixar de abraçá-lo para chamar-lhe a atenção, creio em um Deus que não é conivente com o nosso erro, mas que entende nossa realidade humana e sabe do que somos formados, como descrito em salmos ( “Pois ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó” Salmos 103.14)
     Punição? Mais do que estar afastado de Deus? Mesmo sendo uma opção, não imagino que o filho estivesse tão feliz longe de seu pai... mesmo tendo sido ele quem escolheu afastar-se... punição? Não percebi o pai o colocando de castigo ou o repreendendo, mas percebi o pai repreendendo o irmão que questionou toda aquela animação do pai para com a volta do filho perdido. Talvez, Deus por não ser humano, não tenha os caprichos dos super intocáveis humanos que pregam que Deus irá repreender e castigar o filho afastado... Talvez Deus saiba que foi tão ruim a passagem de seu filho pelo mundo sem Sua presença que não vislumbrou a real necessidade de punição, mesmo ele, o filho, tendo defasado metade dos Seus bens, a única coisa que o esperou foram Seus braços abertos. Arrependimento eficaz trás a mente o senso do erro frente a vontade de Deus.
     Desculpem-me se não creio em um Deus mau, punidor, egocentrista e autoritário.... Creio no meu Pai que me espera, ainda de braços abertos, sendo sabedor de que quem O conheceu não conseguirá viver sem sua presença. Creio no pai que é Deus e não no Deus que e pai... Creio na supremacia do amor divino acima do senso de justiça humano. Creio em João 3:16.
     Que as alfarrobas que estão a minha mesa jamais me impeçam de retornar meus pensamentos a Ti.     
     Já, já estarei em casa pai...

https://www.youtube.com/watch?v=iS6GXPbhCwU

Nenhum comentário:

Postar um comentário